Sobre o Município

Turismo

Turismo

Turismo e Cultura

1. Açudes, barragens, Rios

As barragens das localidades Caianos e Barra do Piracuruca, são pontos de encontro frequentes para muitos saojoseenses, em virtude da possibilidade de banho e atividade de pesca. A primeira localiza-se a aproximadamente 4km da sede do Município, enquanto a segunda aproximadamente 20km.

 

Barragem Barra do Piracuruca

Barragem Barra do Piracuruca

 

O riacho do caldeirão fica localizado próximo à localidade Malhadinha, distando aproximadamente 7km da sede. Devido às várias formações rochosas presentes, o local é apreciado por banhistas no inverno, devido a formação de pequenas cachoeiras, proporcionando assim, condições ideais para banho e fotografia.

Riacho do caldeirão

Riacho do caldeirão

 

A conhecida ponte do Rio Piracuruca, localiza-se na saida do Município, sentido Mocambinho, estando a aproximadamente 3km da sede. Apesar da referência 'a Ponte', o local é utilizado como ponto de banho e atividade de pescaria.

Ponte Rio Piracuruca

Ponte do Rio Piracuruca

 

A lagoa do Transval, localiza-se na zona rural do município, distando aproximadamente 20km da sede e é local bastante conhecido na região.

Lagoa do Transval

Lagoa do Transval

 

2. Edificações e ruas históricas

Chegando no centro de São José do Divino, você irá deparar-se com uma Rua bem estreita e com bastante atividade comercial, trata-se do famoso "Beco". A pequena rua que leva o nome de Inácio Mendes, conta um pouco da história da pequena São José do Divino, como Município de Piracuruca.

Beco - Rua Inácio Mendes

"Beco" - Rua Inácio Mendes

 

A igreja matriz de religiosidade católica, foi construída no ano de 1962 e tem importância histórica, tendo em vista a participação direta do fundador do Município.

Igreja matriz

Igreja matriz

 

3. Eventos culturais

Festa do Leite

A festa do leite no Município, realizada tradicionalmente no mês de novembro, é parte integrante do calendário cultural do Município. E, tem como objetivo movimentar os criadores com a competição entre animais produtores de leite e incentivar a comercialização e leilões de animais, bem como a tradicional escolha da rainha do leite, além de shows de artistas locais e regionais. 

Dada a dimensão e importância do evento, sobretudo, pela cultura do Leite do Município, o evento tem tomado contornos maiores, sendo realizado várias vezes com o rótulo de Festa do Leite & Feira Agropecuária. Vitrine de grande importância econômica para o Município, por meio da circulação de riquezas e trocas culturais com outros municípios, onde os visitantes podem desfrutar da gastronomia dos derivados do leite e artesanato regional.

Festa do leite

Festa do leite

 

Festa do leite e Feira Agropecuária

Festa do leite e Feira Agropecuária

 

VÍDEOS DO EVENTO: 26ª Edição27ª Edição

 

Cavalgada e Benção dos vaqueiros

Tradicionalmente realizado em setembro, o evento é um mixto de fé e afirmação da cultura ligada à Pecuária e figura do vaqueiro. O início da cavalgada é marcada pela benção dos vaqueiros, realizada pelo padre local, seguido de desfile dos vaqueiros por ruas da Cidade.

Cavalgada

Cavalgada

 

VÍDEOS DO EVENTO: â€‹Edição de 2018

 

Festividades religiosas

O município conta com uma vasta cultura religiosa, tanto de matriz católica, quanto evangélica.

Na matriz católica, têm-os festejos realizados duas vezes ao ano. No mês de maio, em homenagem a nossa Senhora de Fátima e, em setembro, os festejos do padroeiro do município, São José. Os festejos do padroeiro tem por finalidade levar à população da cidade a cultura e o lazer, bem como fomentar o turismo e aquecer a economia local.

Em junho acontecem as chamadas festas juninas, as quais são, em sua essência, multiculturais. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil.

Festejos a São José

Festejos

 

Na matriz evangélica, celebra-se no Município, o Dia do evangélico (Lei 162/2013), no primeiro sábado de julho de cada ano, com a participação de todas as igrejas evangélicas locais; além dos tradicionais congressos e festas de cada denominação.