Sobre o Município

Potencialidades

Potencialidades

Potencialidades do Município

1. Pecuária leiteira

São José do Divino é conhecido como a Terra do Leite. Possuindo, segundo dados de 2020, do IBGE, o terceiro maior efetivo de vaca ordenhada do Estado do Piauí e, figurando em segundo lugar no Estado, no quesito "quantidade de leite produzido". A título de comparação, a produção leiteira em 2020, segundo dados do instituto, girou em torno de 4,886 milhões de litros.

 

Como se percebe, o forte da pecuária é a produção leiteira, contando o Município atualmente em sua sede, com duas unidades de recepção de leite. A tradição é tão forte e presente na cultura, que eventos como a festa do Leite, fazem parte do calendário do Município, sendo frequente a ocorrência de feiras voltadas à essa atividade.

 

2. Produção agrícola

Nem só de leite vive o Município, devido à sua diversidade de solo, têm-se uma grande variedade de culturas agrícolas. 

Com relação ao arroz em casca, a área plantada em 2007, segundo dados do IBGE, foi de 948 ha (novecentos e quarenta e oito hectares), perfazendo uma quantidade produzida de 654 t (seiscentos e cinquenta e quatro toneladas).

Já o feijão, teve uma área plantada em 2007 de 388 ha (trezentos e oitenta e oito hectares), com quantidade produzida de 87 t (oitenta e sete toneladas).

O milho por sua vez, teve uma área plantada em 2007 de 801 ha (oitocentos e uma hectares), com quantidade produzida de 282 t (duzentos e oitenta e duas toneladas).

 

Fonte: IBGE cidades